PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA
ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
TEMA: Números Racionais
PÚBLICO ALVO: 8º/9º anos
JUSTIFICATIVA: Os números racionais constitui a base para outros
conteúdos de fundo social como o estudo de medidas e proporcionalidade, que
leva ao estudo com porcentagem. O papel da escola não é somente transmitir
conteúdos, mas formar o cidadão capaz de viver e participar da sociedade em que
vive.
OBJETIVO GERAL:
- Desenvolver o nível cultural do aluno, contribuindo para
um melhor aprendizado em qualquer outra área.
- Desenvolver no aluno hábito de estudo, rigor, precisão,
ordem, iniciativa, raciocínio, responsabilidade, crítica e uso correto da
linguagem.
- Proporcionar ao aluno atividades lúdicas e desafiadoras,
tornando as aulas mais interessantes e motivadoras.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Os alunos devem desenvolver:
Competências de: observar, realizar e compreender.
Habilidades:
- Reconhecer as diferentes representações de um número racional.
- Identificar fração como representação que pode estar associada a
diferentes significados.
- Reconhecer as representações decimais dos números racionais como
uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de
"ordens" como décimos, centésimos e milésimos.
- Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais
(adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação-expoentes inteiros e
radiciação).
- Resolver problemas com números racionais que envolvam as
operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e
radiciação).
- Resolver problemas que envolvam porcentagem.
CONTEÚDOS:
Frações: - representação;
- comparação e
ordenação;
- operações.
Números racionais: - representação fracionária e decimal;
- transformação de decimais finitos
em fração;
- dízimas periódicas e fração
geratriz.
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO:
Números Racionais
Os números racionais surgiram da necessidade de
representar partes de um inteiro. No Egito Antigo, durante inundações do Rio
Nilo, muitas terras ficavam submersas, e isso fazia com que elas recebessem
nutrientes. Essas terras tornavam-se muito férteis para a agricultura. Dessa
forma, quando as águas abaixavam, era necessário remarcar os limites entre os
terrenos de cada proprietário. No entanto, por mais eficientes que tentassem
ser, não encontravam um número inteiro para representar tais medidas, o que os
levou a utilização de frações.
Assim, o conjunto dos números racionais engloba todos
os números fracionários e as dízimas periódicas (números decimais). O conjunto
é representado pela letra Q maiúscula.
Q= {..., -1; ...; -1/2;...;0;...;0,5;...;1;...}
SITUAÇÃO PROBLEMA:
João ganhou um chocolate para dividir com o seu
irmão. Deu para seu irmão 1/4 do chocolate. Quanto sobrou para João?
RECURSOS MATERIAIS E TECNOLOGICOS:
- giz, lousa, sulfite, lápis de cor, régua, caderno
do aluno (SEE), livros didáticos, vídeos, internet e atividades lúdicas.
AVALIAÇÃO:
Os alunos estarão em constante avaliação a cada
atividade proposta e desenvolvida, analisando as hipóteses levantada, a
participação oral, o trabalho em grupo, as conclusões chegadas e a resolução
de situações problemas apresentadas.
RECUPERAÇÃO:
A recuperação se fará sempre que necessária, de forma
contínua e paralela.
BIBLIOGRAFIA:
- Pesquisas na internet;
- Caderno do aluno - SEE;
- Iezzi, Gelson, Matemática e realidade: 6º ano ao 9º ano.
Profª Célia Regina Sardi
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