quarta-feira, 19 de junho de 2013

PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA

PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA
ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
TEMA: Números Racionais
PÚBLICO ALVO: 8º/9º anos
JUSTIFICATIVA: Os números racionais constitui a base para outros conteúdos de fundo social como o estudo de medidas e proporcionalidade, que leva ao estudo com porcentagem. O papel da escola não é somente transmitir conteúdos, mas formar o cidadão capaz de viver e participar da sociedade em que vive.
OBJETIVO GERAL:
-  Desenvolver o nível cultural do aluno, contribuindo para um melhor aprendizado em qualquer outra área.
-  Desenvolver no aluno hábito de estudo, rigor, precisão, ordem, iniciativa, raciocínio, responsabilidade, crítica e uso correto da linguagem.
-  Proporcionar ao aluno atividades lúdicas e desafiadoras, tornando as aulas mais interessantes e motivadoras.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Os alunos devem desenvolver:
Competências de: observar, realizar e compreender.
Habilidades:
- Reconhecer as diferentes representações de um número racional.
- Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
- Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de "ordens" como décimos, centésimos e milésimos.
- Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação-expoentes inteiros e radiciação).
- Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação).
- Resolver problemas que envolvam porcentagem.
CONTEÚDOS: 
Frações: - representação;
              - comparação e ordenação;
              - operações.
Números racionais: - representação fracionária e decimal;
                              - transformação de decimais finitos em fração;
                              - dízimas periódicas e fração geratriz.
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO:
Números Racionais
   Os números racionais surgiram da necessidade de representar partes de um inteiro. No Egito Antigo, durante inundações do Rio Nilo, muitas terras ficavam submersas, e isso fazia com que elas recebessem nutrientes. Essas terras tornavam-se muito férteis para a agricultura. Dessa forma, quando as águas abaixavam, era necessário remarcar os limites entre os terrenos de cada proprietário. No entanto, por mais eficientes que tentassem ser, não encontravam um número inteiro para representar tais medidas, o que os levou a utilização de frações.
   Assim, o conjunto dos números racionais engloba todos os números fracionários e as dízimas periódicas (números decimais). O conjunto é representado pela letra Q maiúscula.
   Q= {..., -1; ...; -1/2;...;0;...;0,5;...;1;...}
SITUAÇÃO PROBLEMA:
   João ganhou um chocolate para dividir com o seu irmão. Deu para seu irmão 1/4 do chocolate. Quanto sobrou para João?
RECURSOS MATERIAIS E TECNOLOGICOS:
   - giz, lousa, sulfite, lápis de cor, régua, caderno do aluno (SEE), livros didáticos, vídeos, internet e atividades lúdicas.
AVALIAÇÃO:
   Os alunos estarão em constante avaliação a cada atividade proposta e desenvolvida, analisando as hipóteses levantada, a participação oral, o trabalho em grupo,  as conclusões chegadas e a resolução de situações problemas apresentadas.
RECUPERAÇÃO:
   A recuperação se fará sempre que necessária, de forma contínua e paralela.
BIBLIOGRAFIA:
  - Pesquisas na internet;
  - Caderno do aluno - SEE;
  - Iezzi, Gelson, Matemática e realidade: 6º ano ao 9º ano.

Profª Célia Regina Sardi


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