Plano de Aula MGME (Prof. Camen Lúcia B.M. Parreira)
Equação do Segundo Grau
1º Passo: Definir o tema da aula.
O ponto de partida é o tema da aula. A escolha do
tema da aula terá de ser de acordo com o conteúdo do plano de unidade didática.
O plano de cada aula está relacionado com o plano de
unidade. Exemplo: Tema da aula: Equação do
segundo grau. Coeficientes da equação do segundo grau. Equação completa. Equação incompleta.
2º Passo: Definir o(s) objetivo(s).
Definir as competências a serem desenvolvidas nos
alunos como:Identificar, reconhecer, escrever, observar, utilizar, saber, calcular,
desenvolver, usar,obter, aplicar,
estabelecer, definir, localizar, construir, representar, associar. Exemplos de
objetivos no tema do exemplo 1:- Identificar numa equação do segundo grau ax2 +
bx + c = 0 os coeficientes a,b,c.- Reconhecer uma equação do
segundo grau completa e incompleta.- Reconhecer uma equação do primeiro
grau e do segundo grau.
3º Passo: Pesquisar textos e material.
Ter o domínio do conteúdo a ser apresentado. Buscar
alternativas diversas para oentendimento do conteúdo. Ter
o domínio mais amplo do que vai ser ensinado. Construir o material de pesquisa.
4º Passo: Apresentação do conteúdo com estratégias que conduzam aos
objetivos definidos.
A definição da estratégia está relacionada com o
conteúdo. Há que ter em conta amaneira como os alunos poderão interpretar o
conteúdo, o modo como o tema os poderá afetar
e o tipo de atividade que lhes poderá interessar. Para o exemplo 1
podemos usar uma estratégia em forma de exercícios:- Escrever a equação ax
2+ bx + c = 0, quando a = 2, b = -3
e c = 4.- Seja a equação ax
2+ bx + c = 0. Determinar os valores
de a, b e c na equação dosegundo grau ax
2+ bx + c = 0.- Para que
valores reais de p a equação (p-3) x
2- 5x + 3 = 0 representa uma equação dosegundo grau
na incógnita x?
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