sexta-feira, 21 de junho de 2013

Plano de Aula

Plano de Aula MGME (Prof. Camen Lúcia B.M. Parreira)
Equação do Segundo Grau

1º Passo: Definir o tema da aula.
O ponto de partida é o tema da aula. A escolha do tema da aula terá de ser de acordo com o conteúdo do plano de unidade didática. O plano de cada aula está relacionado com o plano de unidade. Exemplo: Tema da aula: Equação do segundo grau. Coeficientes da equação do segundo grau. Equação completa.  Equação incompleta.

2º Passo: Definir o(s) objetivo(s).
Definir as competências a serem desenvolvidas nos alunos como:Identificar, reconhecer, escrever, observar, utilizar, saber, calcular, desenvolver, usar,obter, aplicar, estabelecer, definir, localizar, construir, representar, associar. Exemplos de objetivos no tema do exemplo 1:- Identificar numa equação do segundo grau ax2 + bx + c = 0 os coeficientes a,b,c.- Reconhecer uma equação do segundo grau completa e incompleta.- Reconhecer uma equação do primeiro grau e do segundo grau. 

3º Passo: Pesquisar textos e material.
Ter o domínio do conteúdo a ser apresentado. Buscar alternativas diversas para oentendimento do conteúdo. Ter o domínio mais amplo do que vai ser ensinado. Construir o material de pesquisa.

4º Passo: Apresentação do conteúdo com estratégias que conduzam aos objetivos definidos.
A definição da estratégia está relacionada com o conteúdo. Há que ter em conta amaneira como os alunos poderão interpretar o conteúdo, o modo como o tema os poderá afetar e o tipo de atividade que lhes poderá interessar. Para o exemplo 1 podemos usar uma estratégia em forma de exercícios:- Escrever a equação ax

2+ bx + c = 0, quando a = 2, b = -3 e c = 4.- Seja a equação ax

2+ bx + c = 0. Determinar os valores de a, b e c na equação dosegundo grau ax

2+ bx + c = 0.- Para que valores reais de p a equação (p-3) x

2- 5x + 3 = 0 representa uma equação dosegundo  grau  na  incógnita  x?


Nenhum comentário:

Postar um comentário